segunda-feira, 22 de outubro de 2012

EU, COMO PROFESSOR!

Eu, Marciano Vieira de Melo, sou professor nesta escola (E.M Prof Antonio Theodorico), desde 2005, quando comecei aqui, trabalhando com a Turma da EJA. Sou pedagogo, e estou cursando a segunda etapa do Proinfo e concluindo especialização em midias na educação, neste ano de 2012. O inicio na profissão, aconteceu em 1996, quando fui chamado para substituir minha mãe na Escola Municipal Jesuino Vieira de Melo, em Ponta da Salina. Tive muitas dificuldades, nenhuma experiencia e um resultado anual nao muito agradável. em 1997, continuei, e comecei a fazer algumas mudanças. Minha mãe cobrava muito o meu desempenho, e meu irmão mais velho de concedia belissimas dicas. E uma dessas dicas, foi o desenvolvimento de um trabalho com videos. Naquela época, nao havia TV na escola, entao fiz uma sociedade com um dos meus irmaos mais novo e compramos um videocassete usado, em 8 parcelas. Gravava os programas da TV ESCOLA na casa de meus pais (que eu morava com eles) e trabalhava esses videos na escola. Foi o primeiro ano que utilizei os recurso de midias visuais de video em sala de aula.Fiquei na escola Jesuino até 2004, quando fui transferido para o Theodorico em 2005, para trabalhar com as turmas de EJA. Identifiquei-me muito com essa modalidade de ensino, pois aprendi muito com as turmas às quais estive mediando o aprendizado. No decorrer dos anos seguintes, até 2009, tive experiencias, muito bem sucedidas. Uma delas, foi o alunado apresentar seus trabalhos pela TV, na qual se encontrava instalada em outra sala. Eles eram apresentadores e telespectadores ao mesmo tempo. Assim, tive essa experiencia com a midia TV. E eles tambem viveram momentos de fama na mídia. para eles, não foi facil isso. passamos duas semanas intensas planejando essa atividade, e construindo os textos para nao sair nada errado no dia. E assim, aconteceu. Eles gostaram muito do trabalho. Alguns dos seminários que eles apresentaram, foram gravados e supervisionados pelo professor Dr. José Nicolau de Souza. Atualmente, estou trabalhando no laboratorio de informatica, mas desenvolvi um projeto com a turma do 5º ano, utilizando os recursos de Midias: Cameras fotograficas e aparelhos de celulares, para produzir um video sobre a Historia da comunidade de Salina da Cruz - o qual, foi o trabalho final da especialização em Midias na Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário